sábado, 18 de abril de 2009

16 de abril: Congregação da FE vota pela transferência para o Fundão "com condições"


Com a presença de 15 estudantes, a Congregação da Faculdade de Educação teve momentos de tensão por conta da polêmica decisão em pauta: sim ou não para a transferência para o Fundão. Depois de pedir vista do documento “Faculdade de Educação e o Plano Diretor” apresentado no dia 7 de abril, os estudantes de Pedagogia construíram uma contraposição bastante coerente, lida pela representante Luiza Colombo.

No documento, os estudantes apresentavam 8 propostas de encaminhamentos (disponível em http://ufrjcaped.blogspot.com/2009/04/analise-sobre-o-plano-diretor-e.html). Alguns congregandos desejavam votar apressadamente a transferência para o Fundão. Foi colocado em votação se a Congregação abriria a possibilidade para a fala dos presentes que não eram congregandos. Com quatro votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção, foram abertas inscrições para os que desejaram se pronunciar (http://www.youtube.com/watch?v=XBKVGUFPNf4).

Nesse momento, os estudantes demonstraram protagonismo e ousadia, rebatendo as críticas e o comodismo diante da aceitação da chantagem da Reitoria. A relação com o REUNI e o Plano Diretor precisou ser aprofundada diante das posições dos discentes. Com palavras de ordem como "REUNI NÃO! NÃO QUERO ESCOLÃO!"; "Pedagogia é união! Não deixa o MEC acabar com a Educação"; e "Para barrar a transferência pro Fundão! Queremos um prédio no Canecão!", os estudantes deixaram seu recado. Dentre os oito encaminhamentos dos estudantes, apenas o ponto 6 foi colocado em votação, que defendia a paralisação da discussão sobre a temática, para que a mesma chegasse a toda a comunidade acadêmica. Com sete votos contra um, a Congregação optou pela continuidade. Em outras votações, todos os estudantes simbolicamente votaram para demonstrar o caráter antidemocrático desse colegiado.

A proposta estudantil era, portanto, NÃO se submeter à lógica avassaladora do REUNI de Lula/PT e do Plano Diretor da Reitoria! A defesa da expansão com qualidade e da expansão do campus da Praia Vermelha construindo prédios onde ficam o Canecão e o Bingo Botafogo foi levantada no documento. Depois de meia hora “batendo cabeça” sobre como encaminhar a votação, a Mesa presidida pela Diretora Ana Maria Monteiro colocou em votação DUAS propostas: 1) transferência para a Ilha do Fundão “com condições”; 2) permanência na Praia Vermelha “com condições”. Além de não considerarem a Congregação o espaço legítimo para tal decisão e sim um Plebiscito Oficial e paritário entre estudantes, funcionários e professores, ambas as propostas não explicitavam sua posição referente às metas do REUNI! Com isso, a representação estudantil se absteve da votação, enquanto cinco congregandos votaram pela transferência e dois pela permanência.

No final, alguns congregandos desejavam apressadamente e sem discussões deliberar o documento apresentado na Sessão anterior, que aderia ao Plano Diretor “com algumas condições apresentadas”. Os estudantes combateram tal postura e garantiram o adiamento de tal discussão, marcada para o dia 28 de abril. A UFRJ já divulga em seus meios de comunicação essa “vitória” para o REUNI, no mesmo dia em que o Conselho Universitário deliberou envio de verbas para algumas das obras do Plano Diretor.

Vejam os vídeos:
Josué, estudante do primeiro período, se pronuncia na Congregação: http://www.youtube.com/watch?v=-cMnLu9y7kI
Camila Marchiori levanta questões:
Danielle Galante, suplente discente na Congregação, diz Não ao REUNI:
http://www.youtube.com/watch?v=wQhT_3EpeDM
Maíra apresente considerações importantes:
Gabriel Marques questiona "Quem tem medo do Plebiscito?"
Diretora Ana Maria responde alguns dos questionamentos, antes da votação:
Ocorre a votação a favor da transferência para o Fundão:

Um comentário:

Unknown disse...

boa tarde
meu nome é Vitor, sou estudante de história da universidade federal de santa catarina (que também aderiu ao reuni) gostaria de ter mais informações detealhadas, se possivel, sobre o reuni na ufrj
meu e-mail é vrp_12@hotmail.com se poder mandar para o e-mail ficaria agradecido