sexta-feira, 27 de março de 2009

Reportagens sobre a campanha ESTÁGIO JÁ!




Alunos da UFRJ protestam por manutenção do estágio


26/03/2009, na FOLHA DIRIGIDA




Alunos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) realizaram um protesto na manhã da última quarta-feira, dia 25. O grupo cobrou, durante a reunião do Conselho de Ensino e Graduação (CEG), a renovação do convênio de estágios com a Secretaria Municipal de Educação (SME).








O ato contou com um abaixo-assinado de 980 universitários e a entrega de um documento, no qual exigem a realização de uma audiência pública com representantes da Secretaria de Educação, da reitoria da UFRJ e dos representantes estudantis. O conselho assinou a monção de apoio aos estudantes de Pedagogia e das Licenciaturas, visando agilizar a renovação do convênio de estágios secretaria.








A pró-reitora de graduação, professora Belkis Vadlman, informou que a Prefeitura do Rio não renova o convênio pois a universidade tem problemas com a quitação de taxas que são incluídas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).








A reivindicação dos universitários se deve ao fato de que a parceria com a SME não acontece há 3 anos. Segundo o membro do Centro Acadêmico de Pedagogia, Gabriel Marques, o problema tomou proporções maiores com a reformulação do curso de Pedagogia.






"Antes o curso tinha várias áreas específicas e com isso apenas uma pequena parte dos alunos precisava fazer o estágio na Educação Básica. Agora, o curso se tornou mais genérico e isso praticamente quadruplicou o número de universitários que tem que fazer o estágio nas escolas municipais", explica.






Segundo a Pró-reitoria de Graduação, o assunto será pauta da reunião do reitor, professor Aloísio Teixeira, com o prefeito Eduardo Paes na terça-feira, dia 7 de abril. Além disso, os alunos aguardam que a audiência com a secretária Claúdia Costin seja marcada. Segundo o estudante Gabriel Marques, o reitor teria se comprometido em intermediar a audiência.






Na avaliação do estudante, o CEG foi solidário ao problema. "A nossa reivindicação é que a instituição busque a prefeitura para dialogar e tentar solucionar a questão. Os estudantes não podem ficar prejudicados e privados de uma formação completa por isso. A nossa preocupação é que a universidade tem fechado a execução orçamentária com déficits, então, a situação pode se prolongar ainda mais", pondera.






Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação informou que "o assunto está sendo estudado com representantes das duas instituições, objetivando uma solução adequada."









Moção de apoio do CEG aos estudantes






"O CEG, reunido em 25/03/2009, manifesta sua preocupação com a não renovação do convênio entre a UFRJ e a Secretaria Municipal de Educação, que traz prejuízo ao processo de formação de professores em nossa Universidade.


E solicita agilidade e empenho na resolução do problema para permitir a realização do estágio em instituições públicas de ensino."





Jornal da AdUFRJ



Nenhum comentário: