terça-feira, 24 de março de 2009

ESTÁGIO JÁ!

O Centro Acadêmico de Pedagogia Professor Paulo Freire - UFRJ - convoca todos os estudantes, funcionários e professores para:


ESTÁGIO JÁ!

ATO no Conselho de Ensino e Graduação
(2º andar da Reitoria - Fundão)

QUARTA-FEIRA, 25/03 a partir das 9h
A política de sucateamento da Educação Pública tem sido característica marcante dos Governos que atendem aos anseios neoliberais. O Governo Lula/PT mantém o descaso iniciado pela era de Collor, Itamar e FHC. As Universidades Federais sofrem com tal projeto.
Na UFRJ, os estudantes de Pedagogia e das Licenciaturas, há mais de três anos, não podem realizar seus estágios supervisionados referentes à Prática de Ensino nas Escolas Municipais, por conta do convênio entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Educação não ter sido renovado. O argumento para não acontecer tal renovação refere-se à existência de taxas como o IPTU não quitadas pela Universidade.
Em tempos de expansão forçada das Universidades e reestruturação que visa criar um novo caráter social para o Ensino Superior, através do REUNI, acompanhamos esse grande problema não resolvido há anos, como diversos outros existentes na UFRJ. É preciso que os estudantes estejam mobilizados para garantir as melhorias e conquistar vitórias que defendam a Educação Pública.
No dia 16/03, a célula de Movimento Estudantil do Centro Acadêmico de Pedagogia se reuniu e colocou como primeiro ponto de pauta a campanha pelo ESTÁGIO JÁ! Diversas propostas foram encaminhadas e foi convocada uma Reunião Geral do CAPED para 19/03. Mais de 40 estudantes estiveram presentes. Nessa reunião geral, aprovamos os seguintes encaminhamentos, de maneira consensual:
a) REALIZAÇÃO DE UMA MANIFESTAÇÃO NO CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UFRJ, DIA 25/03, A PARTIR DAS 9H;
b) Abaixo-assinado pela retomada do convênio da UFRJ com a Secretaria Municipal de Educação, cujas cópias serão entregues para a administração da UFRJ e para a Prefeitura do Rio de Janeiro;
c) Reivindicação de uma Audiência Pública com a Secretaria Municipal de Educação, com a participação institucional da Reitoria da UFRJ, da Decania do CFCH e da Direção da Faculdade de Educação, bem como a representação discente através das entidades estudantis;
d) Estreitar o diálogo com as demais Licenciaturas e outros cursos da UFRJ para que se integrem à campanha ESTÁGIO JÁ!;
e) Elaborar cartas para serem enviadas aos jornais de grande circulação e diálogo com outras formas midiáticas para que o problema seja publicizado.
Nessa última semana, acompanhamos a incorporação maciça dos estudantes de Pedagogia e das Licenciaturas. Nos corredores, encontram-se adesivos espalhados pelas mochilas, pastas, garrafas d'água e estampados nas camisas. Na entrada da Faculdade de Educação, a faixa apresenta o tom da campanha.
Nessa quarta-feira, reivindicaremos no Conselho de Ensino de Graduação um espaço para relatar o problema, bem como que o CEG se comprometa a tomar como prioridade a volta do convênio da UFRJ com a SME do Rio de Janeiro.
Nas ruas, nas praças
quem disse que sumiu?
Aqui está presente
o Movimento Estudantil!

Nenhum comentário: