sexta-feira, 27 de março de 2009

Manifestação no Conselho de Ensino de Graduação - 25 de março

Rodrigo Quaresma e Gabriel Marques falam pelo CA de Pedagogia durante Sessão do Conselho de Ensino de Graduação. Campanha ESTÁGIO JÁ é publicizada na UFRJ.

Reportagens sobre a campanha ESTÁGIO JÁ!




Alunos da UFRJ protestam por manutenção do estágio


26/03/2009, na FOLHA DIRIGIDA




Alunos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) realizaram um protesto na manhã da última quarta-feira, dia 25. O grupo cobrou, durante a reunião do Conselho de Ensino e Graduação (CEG), a renovação do convênio de estágios com a Secretaria Municipal de Educação (SME).








O ato contou com um abaixo-assinado de 980 universitários e a entrega de um documento, no qual exigem a realização de uma audiência pública com representantes da Secretaria de Educação, da reitoria da UFRJ e dos representantes estudantis. O conselho assinou a monção de apoio aos estudantes de Pedagogia e das Licenciaturas, visando agilizar a renovação do convênio de estágios secretaria.








A pró-reitora de graduação, professora Belkis Vadlman, informou que a Prefeitura do Rio não renova o convênio pois a universidade tem problemas com a quitação de taxas que são incluídas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).








A reivindicação dos universitários se deve ao fato de que a parceria com a SME não acontece há 3 anos. Segundo o membro do Centro Acadêmico de Pedagogia, Gabriel Marques, o problema tomou proporções maiores com a reformulação do curso de Pedagogia.






"Antes o curso tinha várias áreas específicas e com isso apenas uma pequena parte dos alunos precisava fazer o estágio na Educação Básica. Agora, o curso se tornou mais genérico e isso praticamente quadruplicou o número de universitários que tem que fazer o estágio nas escolas municipais", explica.






Segundo a Pró-reitoria de Graduação, o assunto será pauta da reunião do reitor, professor Aloísio Teixeira, com o prefeito Eduardo Paes na terça-feira, dia 7 de abril. Além disso, os alunos aguardam que a audiência com a secretária Claúdia Costin seja marcada. Segundo o estudante Gabriel Marques, o reitor teria se comprometido em intermediar a audiência.






Na avaliação do estudante, o CEG foi solidário ao problema. "A nossa reivindicação é que a instituição busque a prefeitura para dialogar e tentar solucionar a questão. Os estudantes não podem ficar prejudicados e privados de uma formação completa por isso. A nossa preocupação é que a universidade tem fechado a execução orçamentária com déficits, então, a situação pode se prolongar ainda mais", pondera.






Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação informou que "o assunto está sendo estudado com representantes das duas instituições, objetivando uma solução adequada."









Moção de apoio do CEG aos estudantes






"O CEG, reunido em 25/03/2009, manifesta sua preocupação com a não renovação do convênio entre a UFRJ e a Secretaria Municipal de Educação, que traz prejuízo ao processo de formação de professores em nossa Universidade.


E solicita agilidade e empenho na resolução do problema para permitir a realização do estágio em instituições públicas de ensino."





Jornal da AdUFRJ



terça-feira, 24 de março de 2009

ESTÁGIO JÁ!

O Centro Acadêmico de Pedagogia Professor Paulo Freire - UFRJ - convoca todos os estudantes, funcionários e professores para:


ESTÁGIO JÁ!

ATO no Conselho de Ensino e Graduação
(2º andar da Reitoria - Fundão)

QUARTA-FEIRA, 25/03 a partir das 9h
A política de sucateamento da Educação Pública tem sido característica marcante dos Governos que atendem aos anseios neoliberais. O Governo Lula/PT mantém o descaso iniciado pela era de Collor, Itamar e FHC. As Universidades Federais sofrem com tal projeto.
Na UFRJ, os estudantes de Pedagogia e das Licenciaturas, há mais de três anos, não podem realizar seus estágios supervisionados referentes à Prática de Ensino nas Escolas Municipais, por conta do convênio entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Educação não ter sido renovado. O argumento para não acontecer tal renovação refere-se à existência de taxas como o IPTU não quitadas pela Universidade.
Em tempos de expansão forçada das Universidades e reestruturação que visa criar um novo caráter social para o Ensino Superior, através do REUNI, acompanhamos esse grande problema não resolvido há anos, como diversos outros existentes na UFRJ. É preciso que os estudantes estejam mobilizados para garantir as melhorias e conquistar vitórias que defendam a Educação Pública.
No dia 16/03, a célula de Movimento Estudantil do Centro Acadêmico de Pedagogia se reuniu e colocou como primeiro ponto de pauta a campanha pelo ESTÁGIO JÁ! Diversas propostas foram encaminhadas e foi convocada uma Reunião Geral do CAPED para 19/03. Mais de 40 estudantes estiveram presentes. Nessa reunião geral, aprovamos os seguintes encaminhamentos, de maneira consensual:
a) REALIZAÇÃO DE UMA MANIFESTAÇÃO NO CONSELHO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DA UFRJ, DIA 25/03, A PARTIR DAS 9H;
b) Abaixo-assinado pela retomada do convênio da UFRJ com a Secretaria Municipal de Educação, cujas cópias serão entregues para a administração da UFRJ e para a Prefeitura do Rio de Janeiro;
c) Reivindicação de uma Audiência Pública com a Secretaria Municipal de Educação, com a participação institucional da Reitoria da UFRJ, da Decania do CFCH e da Direção da Faculdade de Educação, bem como a representação discente através das entidades estudantis;
d) Estreitar o diálogo com as demais Licenciaturas e outros cursos da UFRJ para que se integrem à campanha ESTÁGIO JÁ!;
e) Elaborar cartas para serem enviadas aos jornais de grande circulação e diálogo com outras formas midiáticas para que o problema seja publicizado.
Nessa última semana, acompanhamos a incorporação maciça dos estudantes de Pedagogia e das Licenciaturas. Nos corredores, encontram-se adesivos espalhados pelas mochilas, pastas, garrafas d'água e estampados nas camisas. Na entrada da Faculdade de Educação, a faixa apresenta o tom da campanha.
Nessa quarta-feira, reivindicaremos no Conselho de Ensino de Graduação um espaço para relatar o problema, bem como que o CEG se comprometa a tomar como prioridade a volta do convênio da UFRJ com a SME do Rio de Janeiro.
Nas ruas, nas praças
quem disse que sumiu?
Aqui está presente
o Movimento Estudantil!